O período do mês impactou negativamente os fechamentos realizados entre frigoríficos e suinocultores e o preço da arroba do suíno vivo apresentou maior queda no decorrer da semana. O preço médio de R$98,40 por arroba no penúltimo dia de fechamentos, significa incremento de 4,3% em comparação ao mesmo período de junho último, enquanto sinaliza queda de 6,3% em relação mesmo período do ano passado.
O acompanhamento do preço médio diário do suíno vivo realizado pelo SuiSite apresenta, no momento, evolução de 4,1% sobre o recebido no final de junho último, enquanto a média histórica, apresenta evolução de 12,9%. De toda forma, mesmo não conseguindo acompanhar o índice histórico, os preços evoluem bem acima do verificado no mesmo período do ano passado, quando apresentaram involução de 2,6%.
O histórico do último triênio indica que os preços normalmente seguem em bom patamar até o encerramento do mês. Entretanto, o mercado atual se mostra debilitado e não aparenta alteração positiva no curto prazo. Assim, a manutenção da cotação até o encerramento do mês já aparenta ser bom negócio para os suinocultores.