A BRF adequou 100% dos alojamentos de matrizes suínas para o sistema de gestação coletiva em sua unidade de Concórdia (SC). A Companhia segue dando continuidade no aprimoramento do sistema de alojamento para suas outras unidades e recentemente assumiu o compromisso de que todas as novas instalações serão construídas em modelo cobre e solta.
“Na baia coletiva, a fêmea tem um nível de interação maior e ainda mais condições de expressar seu comportamento natural. O modelo também evita estresse, além de problemas sanitários e fisiológicos que são causados pela pouca movimentação das matrizes”, explica Ivomar Oldoni, diretor de CIEX Agropecuária da BRF.
Pioneira em bem-estar animal, o “Programa Global de BEA feito na BRF” estabelece diretrizes que asseguram a gestão do tema junto aos seus produtores integrados, a alta liderança e colaboradores em todos os países nos quais a empresa está presente. Além disso, seu Plano de Sustentabilidade conta com onze compromissos dedicados à agenda, reforçando a importância do tema em sua governança.
“Estamos alinhados às melhores práticas e guiados por certificações relevantes do mercado. Temos tolerância zero a maus-tratos aos animais e trabalhamos com metas públicas, compromissos, protocolos e treinamentos de equipes, com o intuito de transformar positivamente toda nossa cadeia de valor”, diz Raquel Ogando, diretora de Reputação e Sustentabilidade da BRF.
A Companhia tem o compromisso de implementar 100% de baias de gestação coletiva para matrizes suínas até 2026.